Carnaval na Amazônia: A festa única que celebra a diversidade.

O Carnaval é amplamente reconhecido como uma das maiores festas em nosso país, mas você já teve a oportunidade de explorar as peculiaridades do Carnaval na Amazônia?

Esta festividade, cujas origens remontam à Idade Média, ganha vida de forma vibrante em alguns estados da região norte do Brasil, destacando-se principalmente na cidade de Manaus!

carnaval amazonas - carnaboi
Foto: Carnaboi / @michel.amazonas @pedrocoelhofotografias @yuripinheiro___

Leia também:

O que fazer na Manaus – Dicas para sua viagem!

O que fazer em Presidente Figueiredo – dicas para sua viagem !

Turismo na Amazônia: Revela Belezas Inigualáveis


Apesar de incluir desfiles no sambódromo e os tradicionais bloquinhos de rua, o Carnaval amazônico apresenta um toque especial dos nortistas, incorporando elementos do rico folclore regional.

Vamos mergulhar na riqueza do Carnaval na Amazônia, explorando suas características únicas. Neste artigo, desvendaremos como as tradições folclóricas se entrelaçam nessa festa tão tradicional. Vamos lá, descobrir os encantos dessa celebração amazônica!

Breve História do Carnaval

Acredita-se que o Carnaval tenha se inspirado em festas pagãs tradicionais entre povos da antiguidade, como babilônios, mesopotâmicos, gregos e romanos.

Essas festas compartilhavam rituais que simbolizavam uma troca de papéis sociais, além de envolverem o excesso de bebidas, comidas e práticas de orgias, refletindo uma celebração ligada aos prazeres carnais.

Contudo, na Idade Média, a Igreja Católica introduziu a quaresma como uma tentativa de conferir um novo significado à celebração carnavalesca.

Dessa forma, o Carnaval tornou-se um momento em que as pessoas podiam se entregar aos prazeres mundanos antes de se dedicarem a um período rigorosamente religioso durante os 40 dias que antecedem a Páscoa.

Carnaval em Manaus

As celebrações do Carnaval em Manaus tiveram início no auge do ciclo da borracha. Inicialmente, as festividades ocorriam em clubes restritos à elite da sociedade.

No início do século XX, impulsionados pelas tendências parisienses, os barões da cidade introduziram os corsos carnavalescos. Esses desfiles apresentavam carros e carruagens ricamente decorados. Enquanto o público se aglomerava nas ruas para acompanhar o evento, perfumes e confetes eram lançados, criando uma atmosfera festiva e encantadora..

Somente em 1947 ocorreu o primeiro desfile oficial das escolas de samba que surgiam na cidade.

Atualmente, além dos tradicionais blocos de rua que atraem grande público todos os anos, os desfiles de carros alegóricos costumam ocorrer no Sambódromo de Manaus, também conhecido como Centro de Convenções do Amazonas.

Carnaval na Amazônia: Conheça o Carnaboi!

O Carnaboi é o toque folclórico mencionado no início do texto, representando o diferencial do Carnaval de Manaus ao mesclar os rituais tradicionais com o folclore amazonense.

Com uma programação de 5 dias, o Carnaboi destaca as figuras dos bois-bumbás, nomeados Brilhante, Corre-Campo, Garanhão, Caprichoso e Garantido.

Para quem não está familiarizado, o boi-bumbá é uma lenda do folclore que narra a história de uma escrava grávida com desejo de comer língua de boi.

carnaval amazonas - carnaboi
Foto: Carnaboi / @michel.amazonas @pedrocoelhofotografias @yuripinheiro___

Seu marido, na tentativa de agradá-la, mata o boi da fazenda onde trabalhava, sendo preso por esse ato. Revoltado, o senhor da fazenda convoca padres e curandeiros que conseguem ressuscitar o animal. Apesar de ter suas origens no Nordeste, a lenda do bumba meu boi também possui grande relevância na região Norte do Brasil.

Outro evento característico dessa festividade é o concurso de fantasias realizado no Teatro Amazonas. Com diversas modalidades, o concurso premia os participantes que demonstram maior criatividade e originalidade em suas vestimentas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Carnaval na Amazônia? Então, continue conosco para explorar ainda mais esses encantos!

Leia também:

O que fazer em Ilha do Outeiro – Dicas para sua viagem!

Ilhas em Belém – 4 opções para você conhecer !

13 pontos turísticos da região Norte do Brasil