O que fazer em Ilha do Mosqueiro – dicas para sua viagem !

A ilha do mosqueiro é um dos pontos favoritos para os moradores e turistas de Belém, já que o local é repleto de deliciosas praias que acabam se mostrando um excelente convite para aqueles que buscam por refresco e um delicioso descanso.

Salinopolis Turismo
Foto: @barracadogringo – Contato:(91) 98203-8116

.Casas para Alugar em Salinas/PA

Uma informação muito interessante é que diferente do que se imagina não estamos falando de praias a beira-mar, mas na verdade de muita água doce por conta da Baia de Marajó.

Essa acaba se mostrando então uma opção deliciosa para aqueles que desejam fugir um pouco do agito da cidade e se deliciar numa folga na praia, mesmo que distante do litoral.

A ilha conta ainda com mais de vinte diferentes praias a beira-rio, compondo ainda mais a beleza do lugar. Essa é sem dúvidas uma boa pedida para aqueles que estão no intuito de relaxar um pouco mais e desfrutar da culinária sem igual do Pará.

A ilha fica localizada a cerca de 1 hora da capital do Pará, Belém. E por lá você consegue encontrar uma extensão de aproximadamente 17 quilômetros de praia com águas doces que se assemelham muito com o mar. O Paraiso paraense conta com areia e até mesmo ondas. Dá pra imaginar?

.Ilha do Marajó – como chegar, quando ir e hospedagens

Onde fica a Ilha do Mosqueiro?

A Ilha do Mosqueiro é uma região do município de Belém. O local é uma ilha fluvial que fica localizada na costa oriental da baia do Marajó, e fica ainda circundado ao norte pela baia do Sol, ao leste pelo furo das Marinhas e ao sul pela baia do Guajará.

Salinopolis Turismo
Foto: @barracadogringo – Contato:(91) 98203-8116

A região possui aproximadamente 212 km² e conta ainda com um vasto leque de praias para você desfrutar e que tornam a sua viagem um passeio único e muito agradável.

O local conta com cerca de 17 km de praias de água doce permitindo que os turistas desfrutem de uma excelente paisagem e muita tranquilidade.

A ilha conta com um vasto leque de opções de praias que permitem que os turistas e os próprios moradores aproveitem ao máximo um canário paradisíaco.

As praias encontradas nessa região são as seguintes:

Areão; Do Bispo; Trapiche; Praia Grande; Farol (Ilha do amor); Prainha; Chapéu Virado; Porto Artur; Marahu; Murubira; Ariramba; Paraíso; São Francisco; Carananduba; Baia do Sol.

Sendo assim é possível perceber que a variedade praias na região é suficiente para gerar excelentes passeios e deixar qualquer turista entusiasmado para conhecer esses paraísos.

Como chegar à Ilha do Mosqueiro?

Conheça o melhor guia de viagem sobre Belém do Pará

Se você deseja visitar esse paraíso paraense saiba que a melhor opção é alugar um carro. Para chegar ao destino é necessário pegar a BR-010/BR-316, cruzar as cidades de Ananindeua/PA e Marituba/PA, e por fim pegar a rodovia PA-391. Todo esse trajeto dura em média 1h30.

Uma informação importante para os visitantes é que o trecho da Ananindeua costuma ser engarrafado, mesmo que aos domingos.

Se você optar por não dirigir existe ainda um ônibus que liga Belém até a Ilha do Mosqueiro, entretanto o trajeto acaba se tornando um pouco mais demorado e a viagem demora em média 2h30.

É importante lembrar ainda que a linha 970 que parte diariamente do Terminal Rodoviário de Belém até a ilha do Mosqueiro, entretanto são ônibus comuns com a passagem com valore de R$ 5,80 e que fazem diversas paradas durante o percurso.

Se você não quer dirigir, mas não quer perder o conforto e velocidade da sua viagem existe ainda uma ultima opção muito interessante. Você pode ainda contratar um serviço de motorista que também acaba sendo uma excelente opção para os turistas que desejam conhecer a região.

Então basta apenas escolher a melhor opção para você, analisando quais as suas preferencias e ainda o valor disponível para o transporte. Feito isso, é necessário apenas segurar a coração e se preparar para desfrutar das belezas e maravilhas que esse lugar sem igual tem a oferecer. Preparado para conhecer uma pouca mais da Ilha do Mosqueiro?

.Motivos para conhecer o Belém do Para

Quando ir a Ilha do Mosqueiro?

Toda a região de Belém em si, possui um clima que facilita a visitação durante todo o ano. Entretanto existem sim alguns períodos considerados melhores que do outros e isso vai variar muito de acordo com o gosto de cada um.
O clima pela região é sempre quente, seja no verão ou no inverno. O que costuma variar bastante é quantidade de chuva, que não se engane, também será presente em todas as estações, mas com intensidades diferentes.

Por isso, se você deseja fugir das chuvas ou da época de cheia na região a melhor estratégia e agendar sua viagem entre os meses de julho e novembro, que são meses menos chuvosos.

Hotel fazenda paraiso
Foto: @hotelfazendaparaiso

Agora se para você a chuva não é um problema é possível realizar uma bela viagem desfrutando dessa paisagem no período das cheias e ainda se refrescando com uma chuvinha no fim de dia, que acaba sendo marca registrada nos períodos entre dezembro e maio.

Por isso, basta apenas analisar qual a melhor época para a sua viagem e desfrutar dessa experiência incrível e sem igual que esse paraíso paraense tem a lhe oferecer.

Melhor época para visitar a Ilha do Mosqueiro

.Ilhas em Belém – 4 opções para você conhecer

Como já foi dito, com relação ao clima a região é muito tranquila e é possível desfrutar das diversas praias da região mesmo nos períodos com maior incidência de chuva, pois o clima é bem quente.

Então a melhor época para realizar a sua viagem vai muito de acordo com o que você deseja fazer e também do período que você tem disponível. Por isso basta apenas desfrutar ao máximo de tudo aquilo que este lugar único e inesquecível tem para te proporcionar.

Vale lembrar ainda que se você deseja fazer uma viagem mais longa e dar uma passadinha em alguns lugares próximos como a ilha do Marajó e Alter do Chão, uma dica valiosa e viajar entre os meses de agosto e dezembro. Dessa forma você consegue aproveitar os rios mais baixos e as praias que surgem em meio as paisagens.

Esse paraíso localizado em Belém do Pará é muito disputado nas altas temporadas e por isso, uma excelente opção é agendar a sua viagem com antecedência para deixar o seu passeio bem programado e assim desfrutar ao máximo de todas as experiências desse cantinho com paisagens exuberantes do Pará.

Em outubro é considerada ainda a altíssima temporada da região pois é nessa época que ocorrem os principais eventos nas cidades próximas como as procissões do Crio de Nazaré.

Quantos dias ficar na Ilha do Mosqueiro ?

.O melhor portal para encontrar Imóveis de temporada em Salinópolis/PA

Uma vez que o destino da viagem já está estipulado é necessário ainda definir quantos dias você pode tirar para desfrutar de todas as belezas deste lugar de tirar o folego.

A verdade mesmo é que se possível a gente gostaria mesmo de morar nesses lugares maravilhosos, mas uma hora a gente tem que voltar para realidade não é mesmo?

Por isso, traremos aqui a quantidade necessária de dias para você conseguir aproveitar bem tudo o que esse paraíso tem a lhe oferecer. Desfrutar da beleza da maioria das praias e ainda degustar da deliciosa culinária da região.

O ideal é separar 4 dias para conhecer melhor tudo o que esse cantinho incrível no Pará tem para oferecer. A ilha é recheada de praias e ainda possui outras diversas atividades que farão a sua viagem valer muito a pena.

.Quando ir a Belém

O que fazer na Ilha do Mosqueiro?

Se você ficou interessado em fazer uma visita a Ilha do Mosqueiro, podemos te garantir que esse será sim um passeio que valerá muito a pena, pois este é um dos destinos mais interessantes de toda a região norte do país.

O local é repleto de praias e conta com uma beleza única e ainda um cenário muito peculiar, trazendo muita natureza e tem ar um pouco mais selvagem que acaba conquistando todos os turistas que passam por lá.

Por isso traremos aqui alguns dos principais pontos dessa região e quais os locais que você não pode esquecer de visitar se estiver passando uns dias na Ilha do Mosqueiro.

Desse modo, vamos conhecer então os pontos mais interessante que são localizados na Ilha do Mosqueiro e tudo aquilo que você não pode perder quando estiver realizando a sua viagem por lá.

•   Praia do Farol:

Essa é uma das praias considerada mais bonita por toda a extensão da Ilha do Mosqueiro. Um cenário sem igual que sem dúvidas te deixará sem folego. A praia conta ainda com uma extensa faixa de areia e um rio imenso que facilmente se passaria por mar, exceto pela água doce.

•    Praias:

Como já foi dito a Ilha conta com uma grande faixa de praias e por isso a variedade é bem grande. A maioria das praias encontradas contam com uma boa infraestrutura de restaurantes e bares.

A Praia do Paraíso conta com o restaurante Nika, que por muitos é considerado a melhor opção para a região. O restaurante conta com a praia bem em frente e acaba criando um ambiente muito gostoso e aconchegante.

Existem ainda outras diversas opções de praia maravilhosas como a praia do Marahú, São Francisco, Murubira, Chapéu Virado e muitas outras. Fazendo essas visitas você consegue perceber como as praias são lindas e aconchegantes.

•   Sorveteria Cairu:

Nas proximidades da praia do Porto Artur é possível encontrar ainda a sorveteria Cairu, que de longe é a melhor sorveteria de toda a Belém, vale a pena uma visita não é mesmo?

•   Vila do Mosqueiro:

A vila do Mosqueiro é uma excelente área mais urbanizada. Na praça Cipriano Santos é possível encontrar ainda A Igreja Matriz da Nossa Senhora do Ó. A praça conta ainda com diversas barracas para trazer mais comodidade para todos aqueles que passam por essa região.

A vila, como é conhecida no centrinho da região é uma excelente parada. O local é uma graça e conta ainda com uma iguaria regional a tradicional tapioquinha do mosqueiro, que te deixará com água na boca.

•    Hotel Farol:

Uma visita ao Hotel Farol também é uma excelente parada para aqueles que desejam desfrutar mais de tudo o que a região tem a lhe oferecer. O Hotel tem sua origem numa antiga casa de veraneio do bacharel Zacharias Mártyres, local onde o mesmo recebia seus amigos forenses por volta da década de 30.

História da Ilha do Mosqueiro

A ilha localizada em Belém do Pará já passo dos 120 anos trazendo cada vez mais beleza para a região e encantando a todos os que passam por essa região tão única.

Essa é talvez uma das ilhas mais frequentadas da região por conta ao belo conjunto de praias paradisíacas encontradas nesta região, que costumam ainda ficar lotadas, principalmente no período de férias.

De acordo com os historiadores locais, onde atualmente é localizada a região da Ilha do Mosqueiro, há séculos atrás foi a área estipulada pelos colonizadores os chamados “caris”, que significa próximo da enseada, local onde as embarcações estariam em segurança.

Assim que os portugueses chegaram à região eles conseguiram encontrar os índios Tupinambás, que habitavam na ilha. Com a chegada dos colonizadores, os nativos fugiram para o nordeste do país.

Os índios eram bastante evoluídos para a sua época e sabiam inclusiva falar a linha geral, o chamado Nheengatu, devido a todo o contato que eles acabaram mantendo com os europeus.

Com o surgimento do ciclo da borracha a vila sofreu diversas mudanças e Mosqueiro passou então ter muito contato com a riqueza e o luxo, tudo isso devido ao rápido desenvolvimento da capital.

Uma vez que a ilha já usufruía de todo o luxo e riqueza, não demorou muito para que alguns outros benefícios como instalação de energia elétrica chegassem à região.

Com isso, por volta do final do século XIX a valorização da ilha se mostrou diretamente ligada ao ciclo da borracha. Os estrangeiros foram então os primeiros a serem atraídos por essa alta da região.

Esse novo nicho na ilha foi responsável ainda pela construção dos diversos casarões que são encontrados em torno de toda a orla da região como na praia do Farol, Chapéu Virado, Porto Artur e Murubira.

Com isso, fica claro que os barroes da borracha se tornaram então os pioneiros na ocupação da Ilha do Mosqueiro. A expansão em massa da ocupação só aconteceu por meados de 1968, quando houve a inauguração da estrada interligada por balsa.

Apenas em 1976 a ocupação voltou a ser intensificada com a construção da ponte Sebastião Oliveira e esse foi o principio da história deste lugar tão belo e peculiar.

Hotéis em Ilha do Mosqueiro

Agora que você já entendeu as principais belezas deste lugar único, precisamos analisar então quais as principais opções de hotéis na ilha do Mosqueiro, para garantir todo conforto e comodidade no seu passeio.

Desse modo, vamos analisar melhor algumas das excelentes opções de hospedagem encontradas na região, permitindo que todos os turistas tenham uma ótima viagem e uma experiência incrível.

O Hotel Fazenda Paraiso, é uma excelente opção beira praia, um local muito descontraído que conta com piscina externa e é avaliado com 4,3 estrelas numa escala que vai até 5.

Hotel Fazenda Paraiso
Foto: @hotelfazendaparaiso – Contato (91) 3204-4666/ 98134-8453

A Pousada Casa do Lago Mosqueiro também é uma excelente opção para acomodação, o local conta com piscina e é bem avaliado pelo público, coma a diária custando em torno de 350 reais.

O Hotel do Farol é um dos pontos altos da ilha e conta com toda a infraestrutura necessária para deixar os seus hospedes bem acomodados. O local da acesso a praia e possui também restaurante. É bem avaliado pelo público, sem mencionar a arquitetura antiga que revela um charme incrível desta hospedagem.

Quanto a hospedagem, a escolha acabam se tornando muito pessoal. Vai depender de muito de acordo com o que você procura no hotel que deseja ficar e também no valor que está disposto a pagar pela diária.

Dessa forma, é importante definir as suas prioridades e valor disponível, em seguida avaliar a quantidade de dia que deseja ficar nesse paraíso e depois procurar pelo hotel que melhor atenda as duas necessidades.

Restaurantes em Ilha de Mosqueiro

Não podíamos deixar de fora a questão da comida local e por isso trouxemos aqui uma lista com os principais restaurantes da região e suas proximidades, que sem dúvidas te deixarão com água na baco e mais vontade ainda de conhecer esse cantinho paraense.

O restaurante da Nika é considerado o número 1 da região. Por lá você consegue desfrutar de uma comida deliciosa e ainda apreciar uma bela vista do mar. Uma cena sem igual, com clima de férias e descanso.

A Cabana Laphayatte é outra opção muito interessante de restaurante na região. Localizado no final da prainha, com uma ótima avaliação dos clientes e ainda com preço razoável e ótima comida, que acabam se tornando o principal atrativo para os clientes.

A Peixaria do Antônio é outra opção de restaurante que serve frutos do mar na região, o local costuma ter uma boa avaliação e uma comida muito saborosa que acaba atraindo aos turistas e até mesmo moradores da região.

Peixaria do Antonio
Foto: @peixaria_do_antonio

O restaurante e Peixaria Recanto das pedras também é uma excelente opção para os turistas. O local é considerado privilegiado em meio a praia e conta ainda um ótimo atendimento, além de ser bem avaliado pelo público.

A comida gostosa e vista para praia acaba se tornando o principal atrativo para os turistas e moradores que desejam de sossego e tranquilidade da hora de realizar a refeição e gostam ainda de admirar uma bela paisagem.

.O que fazer em Salinópolis

Conclusão

Fica claro então que a Ilha do Mosqueiro é sim um paraíso natural e que cada vez mais atrai turistas para esse cantinho do Brasil. Toda a beleza local e ainda a riqueza da cultura tem se mostrado um principal atrativo para os turistas que buscam por lugares tranquilos e ensolarados para desfrutar dos seus dias de férias.

A região é muito bem preparada para receber aos visitantes, tendo em vista que um dos pilares da sua economia é de fato o setor de turismo. E quanto a isso, não há motivos para se preocupar, pois por lá você encontra excelentes hospedagens e restaurantes para atender a todos os gostos.

Agora que já entendemos bem como funciona esse oásis paraense, a vontade é de logo agendar a viagem. Então aproveite, programe as suas férias, procure por um hotel dentro das suas condições e necessidades e pesquise ainda por todas as praias e atividades de deseja realizar.

Uma dica muito interessante, quando você deseja fazer esse tipo de viagem é montar um roteiro pois assim você já sabe quais as principais áreas que deseja conhecer.

Dessa forma, com um planejamento prévio, você já entende como funciona cada lugar e também já tem uma noção da faixa de preços, o que acaba diminuindo significativamente a possibilidade de qualquer surpresa negativa na sua viagem.

Se planejar é sempre uma excelente alternativa quando o assunto é realizar uma viagem. Por isso, não tenha medo de pesquisar bastante e analisar bem tudo aquilo que te interessa.
Aproveite ao máximo todas as praias da região e se possível das regiões próximas também. O Pará em si, é uma região muito bela e repleta de paisagens incríveis.

O estado é agraciado com diversas belezas naturais como praias de água doce, igarapés e rios, que trazem um ar muito selvagem e peculiar e que acabam atraindo a todos os que já viram um pouquinho desta região, mesmo que por foto.
Bom, posso garantir que sem dúvidas essa será umas das viagens inesquecíveis da sua vida, com um clima bem selvagem e uma pegada bem diferente de qualquer outra viagem que já tenha feito.

É importante mencionar ainda que além da beleza natural, a culinária e cultura da região também são muito significativas e por isso acabam se tornando um diferencial para todos aqueles que estão visitando a ilha.

Não perca a oportunidade e agende já a sua viagem, desfrute de tudo aquilo que a Ilha do Mosqueiro tem a lhe oferecer e aproveite ao máximo essa experiência sem igual que sem dúvidas lhe trará recordações incríveis. Agende sua viagem e venha conhecer esse cantinho que mais parece um paraíso em meio as aguas doces no Pará.