O município de Belém, mais conhecido como Belém do Pará, foi fundado no ano de 1616 e está situado no Norte do Brasil. A capital paraense é conhecida por suas construções históricas, praias e diversas outras atrações que atraem pessoas do Brasil todo, vamos os motivos para conhecer o Belém

Motivos para Conhecer Belém - Vista Geral
Foto: viagemeturismo.abril.com.br / Belém do Pará

Quer conhecer mais sobre esse maravilhoso ponto turístico? Então não deixe de seguir até o final deste texto! Vamos mostrar tudo sobre a capital do Pará. Quais são os seus pontos turísticos e como você pode aproveitar ao máximo esse município do norte do Brasil. Confira os 7 motivos para conhecer Belém do Para.

.Quando ir para Belém

Basílica Nossa Senhora de Nazaré

A famosa Basílica da Nossa Senhora de Nazaré foi fundada em 1909 e hoje é um dos pontos mais importantes da cidade. Isso acontece porque foi nesse local que, no início do século XVIII, foi encontrada a imagem da Nossa Senhora de Nazaré.

Essa imagem está na Basílica até hoje e todo ano, durante as festas do Círio de Nazaré, essa santa recebe um novo manto e visitas de fiéis de todo Brasil. Sendo assim, uma dica para quem quer conhecer o local é durante as festas de Círio. Isso porque as comemorações que acontecem em outubro têm diversos momentos especiais para as pessoas da cidade e para os turistas.

Estação das Docas

A estação das Docas é a zona portuária revitalizada do Pará. O lugar é dividido em três grandes galpões divididos entre diversos bares e restaurantes, além de sorveterias e lojinhas. O complexo turístico foi inaugurado em maio de 2000 e hoje é um dos maiores referenciais turísticos do Norte.

.Saiba quais pontos transformaram Belém em um destino especial

Além de receber em média um milhão de visitantes por ano, o local ainda conta com o Teatro Maria Sylvia Nunes e o anfiteatro do Forte de São Pedro Nolasco. Sendo assim, ele é ideal para quem quer passar um tempo entre amigos, ou ainda aproveitar lugares culturais.

Motivos para Conhecer - Estação das Docas
Foto: viagemeturismo.abril.com.br / Estação das Docas

Parque ecológico Mangal das Graças

O Parque ecológico Mangal das Graças é um parque ecológico as margens do Rio Guamá e no meio do centro histórico do Belém. Ele foi criado pelo Governo do Pará em 2005, antes disso essa era uma área alagada que foi cuidadosamente reformada e hoje é um dos pontos mais visitados pelos turistas.

O local foi projetado com a ideia de representar as distintas macrorregiões florísticas do Para. Dessa forma, o local conta com lagos, aves, vegetação típica, restaurantes, equipamentos de lazer e outras atrações para os visitantes.

Gastronomia

A gastronomia é paraense é dos principais motivos para conhecer Belém, ela é rica e repleta de pratos deliciosos. Os pratos podem ser encontrados em diversos restaurantes locais ou nos centros turísticos. Um dos locais em que você poderá encontrar os maravilhosos pratos paraenses, é o Mercado-Ver-O-Peso, um dos mercadões mais famosos do Pará onde se vende peixe com açaí, um dos pratos mais famosos do local.

As comidas típicas mais conhecidas do Belém do Pará são os seguintes:

  • Pato no Tucupi;
  • Maniçoba;
  • Tacatá;
  • Caruru;
  • Peixes de água doce;
  • Caranguejo;
  • Vatapá;
  • Açaí;
  • Bolo de macaxeira;
  • Sorvetes de frutas típicas.

Centro histórico

O Centro histórico de Belém do Pará está bem preservado e tem ótimas atrações para os visitantes. O local tem edifícios construídos entre os séculos XVII e XVIII e pode ser percorrido em um rápido passeio.

Nele, está a Praça Dom Frei Caetano Brandão, o Forte do Presépio e também a Catedral Metropolitana de Belém, fundada em 1616. Além disso, o centro histórico é bem policiado e pode ser visitado em todos os períodos do ano.

Motivos para conhecer Belem - Centro Histórico Belém
Foto: viagemeturismo.abril.com.br / Centro Histórico Belém

Sorvete Cairu

Essa foi eleita a melhor sorveteria do Brasil e é uma das mais famosas também. Ela tem mais de 50 anos e é considerada um patrimônio do Pará. Ela tem 50 sabores, dentre eles sabores típicos da região como o sorvete de Tapioca, Castanha do Pará, cupuaçu e muitos outros.

Conhecer as praias

Com certeza, um dos melhores motivos para conhecer Belém do Pará são as suas maravilhosas praias. A cidade tem praias de água doce e salgada incríveis para os visitantes. Sendo que as mais bonitas e conhecidas são as seguintes:

Salinópolis

Salinópolis é um município do Pará com praias muito conhecidas pelos moradores locais e pelos visitantes. Sendo que as duas mais conhecidas são a Praia do Farol Velho, a Praia do Atalaia e a Praia do Maçarico.

A praia do Farol Velho tem um mar sempre calmo e com ótima infraestrutura. Já a praia do Atalaia tem boa infraestrutura. Por fim, a Praia do Maçarico tem pouca infraestrutura, mas tem sua natureza bem preservada.

Ilha do Mosqueteiro

A ilha do Mosqueiro tem mais de vinte praias lindas para serem visitadas pelos turistas. Nesse local é possível tomar banhos de mar, em diversas praias famosas como a Praia do Paraíso e a Praia do Marahu. A ilha tem praias com água agitada, para os que gostam de praticar esportes e outras mais tranquilas, para quem quer aproveitar com a família.

Ao longo deste texto mostramos 7 motivos para conhecer o Belém do Pará, uma das cidades mais encantadoras do norte do Brasil. Mostramos que essa cidade não somente tem diversos lugares históricos, mas também uma ótima culinária e praias incríveis para você conhecer.

Gostou deste texto? Então não deixe de compartilhar com outras pessoas e ler outros textos do nosso site!