Restaurantes em Belém/PA.

Milhares de turistas têm escolhido Belém no Pará como seu destino de férias, e sem dúvidas a resposta para essa preferência é sua gastronomia. Se você está planejando encarar uma aventura gastronômica enquanto passeia no Pará, conheça neste artigo a seleção com os melhores Restaurantes em Belém/PA. e dicas de locais para comer em Belém.

Vamos conferir?

.Saiba quando ir para Belém

Onde comer em Belém, a capital do Pará?

Belém é conhecida como a Cidade Criativa da Gastronomia, título este dado pela Unesco, que fez com que a capital do Pará se tornasse uma referência mundial em gastronomia.

Ingredientes únicos, personalidade e sabores inusitados fazem parte da gastronomia paraense, uma incrível aventura e a capital é sem dúvidas o epicentro da originalidade gastronômica.

Restaurantes:

1.Restaurante Lá em Casa

Lá em Casa é um dos melhores Restaurantes em Belém. O restaurante está em funcionamento há 3 gerações e conseguiu fazer da culinária paraense um sucesso internacional.

As receitas tradicionais de Anna Maria Martins renovaram quando seu filho Paulo Martins assumiu o coordenação do restaurante e lhe rendeu posicionamento de destaque na gastronomia mundial.

Hoje quem dirige o Lá em Casa são suas filhas. É a tradição secular da culinária paraense que foi transmitida de geração em geração.

O restaurante é localizado na Estação das Docas que é um dos lugares mais descolados da cidade.

Restaurante Lá em Casa
Foto: @laemcasarest

2. Sorveteria Cairu

É óbvio que quando falamos sobre nos melhores Restaurantes em Belém, é improvável deixar de fora a unanimidade da Sorveteria Cairu, um clássico da cidade.

A história de muitos anos e o orgulho de fazer sorvetes artesanais com frutas típicas do Pará são o entretenimentoperfeito para amenizar o calor de Belém.

.Confira os 7 motivos para conhecer Belém do Para.

Experimente o sorvete de tapioca Cairus ou o mestiço com açaí. Sorvete de coco e tapioca também é campeão.

A Cairu possui 13 lojas em Belém, 2 lojas no Rio de Janeiro e também entrega seus sorvetes para bares, restaurantes e buffets.

3. Restaurante Manjar das Garças

O restaurante Manjar das Garças é outro local para comer em Belém e já foi eleito o melhor restaurante da cidade.

Instalado no Mangal das Garças, um parque ecológico da história no centro da cidade, o Manjar das Garças, além de bonito, possui um cardápio variado que privilegia os deliciosos ingredientes locais.

Para o almoço o restaurante funciona em sistema de buffet e para o jantar os pedidos são feitos à la carte.

Restaurante Manjar das Garças
Foto: @manjardasgarcas

4. Lanchonete Portinha

Portinha recebeu o título de melhor vatapá que já provei na vida!

Este refeitório está localizado perto da Catedral Metropolitana na cidade velha, mas não tem placas ou números. Para saber que você chegou, basta procurar a fila que costuma tomar conta da calçada.

A especialidade da casa são os pratos: pato esfiha com jambu, massa folhada de pupunha, bolacha de bacon com jambu e queijo de abóbora ou tomate, mussarela de búfala seca, jambu e castanhas.

Suco de sapotilha, fruta rica em vitamina B.

Servem até pratos como risoto de frango no tucupi, maniçoba e vatapá

Restaurante - Lanchonete Portinha
Foto: @portinhabelemoficial

5. Point do Açaí

O restaurante Point do Açaí é outro clássico de Belém. Serve comida típica paraense com um toque de comida caseira.

Aproveite para experimentar a combinação de peixes, de preferência juvenis, com açaí e farinha, como os paraenses comem!

Restaurantes em Belém - Lanchonete Portinha
Foto: @pointdoacaibelem

6. Remanso do Bosque

O Remanso do Bosque é uma das atrações gastronômicas da cidade. Sob o comando do chef Thiago Castanho, o restaurante foi eleito o 44º melhor restaurante da América Latina em 2016 e um dos melhores Restaurantes em Belém.

Um dos destaques do restaurante é a mousse de chocolate ‘Jardinagem’ feita com nibs de cacau da Ilha do Combu, bombons de cupuaçu e granulado de chocolate.

A sobremesa é servida em uma panela de barro e a colher é substituída por uma pequena concha.

Restaurante - Remanso do Bosque
Foto @remansodobosque

7. FamigliaSicilia

Fabio e Ângela Sicilia cuidam do FamigliaSicilia, um restaurante com as cores e sabores da Sicília no coração de Belém.

O restaurante tem um ambiente super aconchegante com uma decoração peculiar e serve massas caseiras, risotos e um maravilhoso filé à parmegiana.

A loja Don Viño anexa ao restaurante possui uma carta de vinhos muito completa e oferece a harmonização necessária para uma boa comida italiana.

Restaurante - Famigliasicilia
Foto: @famigliasiciliaoficial

8. Saldosa Maloca

O almoço no Saldosa Maloca é uma das melhores experiências que Belém pode lhe oferecer.

O restaurante fica na Ilha do Combu, na margem esquerda do Rio Guamá, a cerca de 1,5 km de Belém.

A casca do siri e o tambaqui assado na brasa, servido com arroz de jambu, farinha úmida e vinagrete, valem a travessia de 10 minutos – de barco.

Acompanhado de um banho de rio e do cheiro do mato! Isso porque não vou nem nas sobremesas deliciosas com cupuaçu.

Restaurante - Saldosa Maloca
Foto: @saldosamaloca

9. Casa do Chocolate na Ilha do Combu

Izete Costa, mais conhecida como Dona Nena, é a responsável pela Casa do Chocolate na Ilha do Combu. Ela dirige uma produção de chocolate e cacau amazônico 100% orgânico no mesmo paraíso da Saldosa Maloca, na Ilha do Combu.

Produz em torno de 80 kg por mês entre 100% barras de cacau, cacau em pó, penas e brigadeiro na panela e outros produtos que se vendem lá na loja do Combu e em alguns pontos de Belém.

Restaurantes em Belém - Casa do Chocolate
Foto: Foto: @filhadocombu

10. Complexo Turístico Ver-o-Rio

O Complexo Turístico Ver-o-Rio é o lugar perfeito para conhecer a autêntica e genuína culinária paraense. Opção perfeita para quem gosta de comer na rua e observar o movimento.

Escolha um dos banquinhos e experimente comidas típicas como tacacá, maniçoba, vatapá e caruru. Tudo isso com vista para a Baía do Guajará.

11. Restaurante Avenida

O Restaurante Avenida é um dos restaurantes mais antigos de Belém. Foi construído em 1945 e oferece uma bela vista da Basílica da Nazaré.

Peça o premiado Camarão ao Grão Pará: camarões empanados com farinha de tapioca e recheados com mussarela. Os camarões vêm acompanhados de creme de jambu e arroz de manga com tomate seco! Uma alegria!

Restaurante - Restaurante Avenida
Foto: @restauranteavenidabelem

12.Xícara da Silva

Pizzaria Xicara da Silva fica próximo ao Umarizal, um dos melhores lugares para se hospedar em Belém. É uma pizzaria movimentada e uma das minhas dicas onde comer uma boa pizza em Belém.

Além dos sabores tradicionais, experimente a pizza da vovó com camarão rosa e jambu.

Exterior da casa, com iluminação especial com luzes coloridas penduradas na copa das árvores.

Restaurantes em Belém - Xicara da Silva
Foto: @xicaradasilvabelem

13.Amazon Beer Gastropub

Acho que guardei o melhor das 13 dicas de onde acabar bem para comer em Belém.

E como a boca já está seca de tanto falar, nada melhor do que uma cerveja enquanto a gente lê o cardápio, certo? Se for cerveja artesanal feita com ingredientes locais, você pode pedir duas vezes!

O AmazonBeerGastropub da Estação das Docas é o lugar perfeito para experimentar a cerveja amazônica e comer bem em Belém. Refeições, você é o responsável. Não se esqueça de pedir uma cerveja gelada.

Restaurante - Amazon Beer
Foto: @amazonbeer
14. Carne de sol Picuí

Não se surpreenda se você for a Belém e encontrar um restaurante de comida nordestina. A churrascaria é conhecida por suas deliciosas carnes do sol e também é boa para almoçar e jantar. Oferece uma excelente vantagem de custo. A decoração não é apenas um ambiente familiar, mas também muito comentado. Embora os preços sejam mais altos, a quantidade de alimentos atrai principalmente os grupos maiores.

Restaurante - Picui
Foto: @restaurantepicui

15. Tacacá do Renato

Se você quiser experimentar os Paraenses Maniçoba, Tacacá, Caruru e Vatapá, conheça Renatos Tacacá. Este é um dos restaurantes de Belém que é frequentado tanto por turistas como por moradores da cidade pelo bom atendimento. Fica na Avenida Duque de Caxias, 1203, entre a Travessa Mauriti e a Rua Barão do Triunfo.

Restaurante - Tacaca do Renato
Foto: @tacacadorenatooficial

16. Govinda Vegetariano

Govinda Vegetariano é um restaurante buffet variado. Além da comida vegetariana, o local também oferece opções veganas, indianas e sem glúten, que também atraem celíacos. Recomendado para o almoço, o restaurante tem boa localização e atendimento impecável.

Restaurantes de Belém - Govinda
Foto: @govindarestaurante

17. Remanso do Peixe

O carro-chefe da casa é o peixe servido com feijão-fradinho e mandioca cozida, além do menino feito com pará moqueca, peixe feito de água doce. O valor dos pratos é um pouco salgado, mas a culinária é considerada maravilhosa.

Restaurantes em Belém - Remanso do Peixes
Foto: @remansodopeixe_

18. Tacacá da Dona Maria

Tacacá da Dona Maria é considerada pelos turistas o melhor tacacá da região e está localizada na Av. Prof. Nazaré, nº 902, junto ao Colégio Nazaré. Segundo as avaliações, a comida é deliciosa e os preços acessíveis. O destaque é o tacacá com tucupi doce, que tem chamado a atenção de muitos turistas que viajam pela região.

19. Uata?

>

Esta é mais uma sugestão dos restaurantes de Belém para quem quer fugir da gastronomia local. Os sanduíches são deliciosos e o lugar é aconchegante. O restaurante fica na Avenida Serzedelo Corrêa, 956, e a faixa de preços dos lanches vai de R $ 14 a R $ 30.

Restaurantes em Belém - Uatta
Foto: @uata

20. Armazém Belém

Encontre o local perfeito para terminar o fim de semana! Este é o Armazém Belém. Com um cardápio variado com pratos regionais e vegetarianos, o restaurante continua sendo um dos mais bem avaliados. O preço não é dos mais baratos, mas é um bom lugar para sair com os amigos no final da tarde. Está aberto de quinta a domingo e está localizado na Av. Prof. Visconde de Souza Franco, 776.

Restaurantes em Belém - Armazém Santarém

21. Buiagu

Buiagu, o restaurante do chef Roberto Hundertmark, apresenta pratos autorizados com ingredientes regionais. Pedimos diversas opções de cardápio, como tapioca crocante com geléia de tomate e carne assada (R $ 26) e mix de bolinhos (R $ 26): bolo de arroz, feijoada com rabada, mandioca com queijo marajó, piracuí ), Barriga de porco coxinha e quibe de maniçoba.

A culinária paraense é um dos grandes atrativos de Belém e vale a pena investir em experiências gastronômicas maravilhosas durante a viagem. A culinária paraense é famosa por seus sabores intensos, ingredientes exóticos e peixes espetaculares e um novo mundo que merece ser descoberto por todos os turistas que por lá chegam. Ao visitar Belém, não deve deixar de experimentar pratos que são desconhecidos ou mesmo estranhos à primeira vista. A comida da região é espetacular e não irá decepcionar.

Se quiser experimentar os sabores mais exóticos da mandioca, pode experimentar os pratos à base de tucupi e maniva. Tucupi é um caldo feito com mandioca fervendo e dá pratos muito populares na região, como pato em tucupi (caldo de pato ao molho de tucupi com jambu), tacacá (caldo de tucupi) e tapioca, sabor intenso e amargo com goma de camarão seco e jambu) e a caldeirada do Pará (peixe e camarão no caldo de tacacá). Já a maniva é um composto à base da folha da mandioca silvestre, que cozida há mais de sete dias, perde o veneno e dá sabor à maniçoba, conhecida como feijoada paraense. O prato é tão procurado pelos cariocas que vale dias de grandes festas como a festa do Círio.

Restaurantes em Belém - Buiagu
Foto: facebook.com/buiagurestaurante/

Para quem gosta de novidades gastronômicas, o Pará também surpreende pela grande quantidade de frutas inusitadas em outras regiões do Brasil. Não deixe de experimentar todos os sucos dos menus. Esqueça a laranja e o morango e experimente sabores como murici, graviola, mangaba, araçá, bacuri, cupuaçu e outras deliciosas frutas da Amazônia.

Com tantos pratos novos por onde escolher, decidir onde comer em Belém pode não ser uma tarefa fácil. A variedade gastronômica é grande e os dias de viagem nem sempre são suficientes para isso. Para te ajudar em seu passeio pelos sabores do Pará, temos algumas dicas para te ajudar a escolher entre os Restaurantes de Belém.

Sabemos que os sabores do Pará são realmente maravilhosos, mas os novos temperos podem pesar um pouco depois de alguns dias. Se quiser fazer uma pausa no Tucupi e no Jambu, procure restaurantes mais gerais. Para sabores bem familiares, experimente o requintado italiano FamigliaSicilia ou os excelentes sanduíches do Porpino Burger. Volte aos sabores do Pará após o intervalo!

Sabemos que os sabores do Pará são realmente maravilhosos, mas os novos temperos podem pesar um pouco depois de alguns dias. Se quiser fazer uma pausa no Tucupi e no Jambu, procure restaurantes mais gerais. Para sabores bem familiares, experimente o requintado italiano FamigliaSicilia ou os excelentes sanduíches do Porpino Burger. Volte aos sabores do Pará após o intervalo!