Quem não deseja ir para um local com praias que faz calor o ano todo, não é mesmo? Até mesmo nas épocas de chuva e “frio”, é possível aproveitar Belém do Pará e todas as suas atrações. Porém, mesmo sendo um local bem visitado em todo ano, ainda é preciso saber quando ir a Belém para aproveitar o que há de melhor.

É por isso que neste texto vamos mostrar os melhores meses para ir a Belém. Apresentaremos também as festividades locais e diremos como você pode garantir que sua viagem seja feita com o máximo de proteção e segurança. Confira.

Quando ir a Belém -  Mercado Ver-o-Peso
viagemeturismo.abril.com.br / Mercado Ver-o-Peso

Quando ir a Belém

Como já foi dito, em Belém faz calor em todo o ano. Logo, não há tempo ruim para visitar a cidade e aproveitar suas praias! No local é comum chover também em todo ano, porém é durante os meses de dezembro a abril que as chuvas se tornam intensas a ponto de atrapalhar os passeios pelo local. Uma boa época para visitar a cidade é entre os meses de junho e novembro, em que as chuvas são poucas e o clima está mais agradável para os turistas.

.7 motivos para conhecer o Belém do Para

Além disso, a capital do estado do Pará organiza anualmente dois grandes eventos que chama não somente a atenção dos moradores locais, mas também do país todo, são o Círio de Nazaré e o Festival Ver-o-Peso. Se você estiver indo para conhecer as praias, uma boa alternativa é viajar entre os meses de agosto e novembro e sempre durante a semana para evitar aglomerações.

.Saiba quais pontos transformaram Belém em um destino especial

Festividades de Belém

Depois de mostrarmos Quando ir a Belém de acordo com o clima local. Mostraremos um pouco mais sobre as duas festividades locais. Assim você escolhe qual delas interessa mais a você.

Círio de Nazaré

O círio de Nazaré é a maior festividade religiosa do Brasil. Essa procissão católica acontece sempre no segundo domingo de outubro em Belém e consiste em transportar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré (também chamada de Nazinha ou Naza pelos devotos) até a Praça Santuário de Nazaré.

Quando ir a Bélem - Cirio de Nazaré
Foto: viagemeturismo.abril.com.br / Círio de Nazaré

História do Círio de Nazaré

A tradição da procissão surgiu após a imagem da santa ter sido encontrada. Para esse acontecimento existem diversas versões correntes. A mais prestigiada é a apresentada pelo Dom Frei João Evangelista, pertencente a Terceira Ordem Regular de São Francisco.

Em um manuscrito, o religioso transcreve uma de suas conversas com Plácido José de Souza, a pessoa que teria encontrado a imagem da Nossa Senhora de Nazaré. De acordo com o documento, Plácido encontrou a imagem no final de mês de outubro em 1700.

Ele a encontrou à margem de um córrego e pensou que ela poderia ser de algum peregrino ou religioso que passou pelo local. Porém, quando ele levava a imagem para casa ela desaparecia e ressurgia no mesmo local em que ele teria encontrado ela pela primeira vez. Dessa forma, ele decidiu construir uma capela para a imagem no local. Como a casa de Plácido ficava próximo a estrada, muitas pessoas que ali procuravam abrigo deixavam donativos e devoção.

Primeira peregrinação

Foi somente em 1972 que foi realizada a primeira peregrinação de Círio de Nazaré. O capitão-geral do antes estado do Grão-Pará e Rio Negro, Francisco de Souza Coutinho visitou a capela onde foi encontrada a imagem e surpreendido pela quantidade de devotos do local decidiu organizar uma feira de produtos agrícolas para divulgar a imagem. Porém, a feira não pode ser realizada e então ele pediu uma missa para a Nossa Senhora de Nazaré e que sua imagem fosse levada em conjunto com a população até a capela.

As Romarias oficiais acontecem atualmente em várias subdivisões oficiais. Elas são:
• Traslado;
• Romaria rodoviária;
• Romaria fluvial;
• Moto-romaria;
• Trasladação.

Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

Esse é o maior festival gastronômico do Norte do Brasil. Criado com o objetivo de promover intercambio culinário entre os chefs de todo país, o seu fundador é o chef Paulo Martins, falecido dono do restaurante Lá em Casa. Ele acontece desde 2000 no mês de abril e costuma atrair chefes famosos do país todo.

Sendo assim, o festival conta com a exposição de elementos culinários típicos da região, jantares beneficentes e outras diversas atividades com ingressos e inscrições vendidos antecipadamente. Dessa forma, no primeiro dia os convidados conhecem o famoso Mercado Ver-o-Peso e nos outros dias participam de aulas abertas ao público e jantares beneficentes.

Grande parte dos pratos do festival são feitos somente com ingredientes locais. Para saber mais informações sobre as próximas edições do evento é possível acessar o site oficial do evento.

Ao longo deste texto explicamos quando ir a Belém. Dissemos que a cidade tem sol e praias garantidos em praticamente todas as épocas do ano. Porém, para quem está buscando conhecer realmente toda a cultura local e o que há de melhor em Belém, é interessante ir em um dos grandes festivais da cidade. Dessa forma, apresentamos o Círio de Nazaré, que acontece no mês de outubro e o Festival Ver o Peso da Cozinha Paraense, que acontece em maio.

Gostou de entender mais sobre turismo em Belém? Então não deixe de ler os outros artigos do nosso site!